sexta-feira, outubro 17, 2008

RADIESTESIA 2007

1-4 - sentidos-5-ac-sf-reune e resume os files 1-4 desta série ou não?   terça-feira, 13 de Março de 2007

CINCO SENTIDOS OU 12 SENTIDOS?/ AC RESPONDE À QUESTÃO QUE LHE FOI POSTA PELA SUSANA FERNANDES

DIAGRAMAS DE REFERÊNCIA:
 CORPOS SUBTIS E CONTINUUM ENERGÉTICO
 7 NÍVEIS VIBRATÓRIOS DE CONSCIÊNCIA
 9 ALMAS
 AS 12 CIÊNCIA SAGRADAS
 AS ESFERAS ENERGÉTICAS DO SER HUMANO

No Sábado anterior, 3 de Março, a Susana colocou-me uma questão que me obrigou a algum trabalho de casa.
A questão é a dos 12 sentidos, além dos cinco (re) conhecidos nesta nossa condição de seres cortados da fonte vibratória primordial.
Agradeço à Susana porque ela coloca as questões de fundo que me obrigam a consultar de novo os textos que já esqueci.
Parto sempre, todos os dias, do ponto zero e sigo a velha máxima: não aprendemos nada, apenas recordamos.

Não há uma resposta linear para a questão dos 12 sentidos potenciais e dos quais só 5 estão manifestados no actual ser humano.
Cinco ou doze, quem sabe?
Rodeando a questão, poderemos falar, por exemplo, das 12 ciências sagradas (hierofantes).
Mas as ciências sagradas, para os egípcios, não tinham o mesmo significado da moderna «ciência» profana, era mais uma gnose, várias em uma e uma em várias.
Dificuldade que a nossa actual conformação mental tem sérias e naturais dificuldades em aceitar e em assimilar.
Sabedoria e gnose seriam as palavras do nosso moderno vocabulário mais capazes de traduzir o que os egípcios quereriam dizer não só com os doze sentidos mas também com as 12 ciências sagradas.
Utilizando a nomenclatura moderna, teríamos que falar em conhecimento analógico ou simbólico
para distinguir a cultura egípcia dos sacerdotes (hierofantes) da nossa cultura moderna, lógica, line(a) r, analítica e positivista, ou seja, cortada da nossa dimensão cósmica.
Também cabe aqui falar de diferentes paradigmas.
Legados como o legado egípcio e o chinês (taoísta) relacionam-se com uma paradigma cosmobiológico que nada tem a ver com o paradigma moderno de onde a dimensão cósmica desapareceu, deixando-nos completamente cortados da nossa fonte criadora.
Mais uma vez, os 12 sentidos propostos pelos sacerdotes do Antigo Egipto se relacionam com o potencial do ser humano e os seus 7 corpos subtis (conforme o diagrama dos diversos níveis vibratórios de consciência claramente mostra).
Não é por acaso que a ciência moderna – a propósito do sentido da visão (um dos 5 sentidos) e do sentido da audição (outro dos 5 sentidos) fala em frequências medidas em herz, unidade de medida estabelecida pela física moderna.
A única diferença para o que Étienne Guillé ensina é que as frequências vibratórias são contadas segundo a letra N de um código estabelecido a partir da grelha dos metais – o DNA.
Enquanto os 5 sentidos hoje conhecidos e reconhecidos são estudados pela física, para os outros 7 existe um único aparelho capaz de os detectar, medir e nomear: o ser humano, oscilador cósmico, mediador entre céu e terra.
Outro link a fazer neste assunto dos 12 sentidos: as 9 almas propostas pelos egípcios.
E falo de link porque, neste como em outros casos do pensamento analógico, a rede internet (labiríntica?) exprime melhor esse padrão de pensamento em rede que nos vem dos egípcios e a que podemos aplicar os qualificativos de
Analógico
Simbólico
Holístico
Unificado
Onde a linearidade de causa/efeito deixa de funcionar ou funciona em simultâneo com a sincronicidade.
Sobre o valor vibratório do número 12 deixo-lhe mais uns itens relacionados:
 12 constituintes de base da pirâmide da existência
 12 frequências de vibração
 12 órgãos dos sentidos
 12 ciências sagradas
 12 direcções no DNA da grelha vibratória
 12 funções filosóficas
 12 trabalhos de Hércules
 12 chaves de Basilio Valentim
 12 signos zodiacais
 12 tijolos elementares
+
Deixo a seguir, para a Susana, uma carta que escrevi ao Walter Silva (que pertenceu à anterior direcção desta Sociedade) e que me fez a mesma pergunta: o que pensa a radiestesia dos tais 12 sentidos?
+
sentidos-1-ac-ws-domingo, 22 de Outubro de 2006

17 OU 12 SENTIDOS TEM O SER HUMANO?

PESQUISANDO NA NET O QUE O WALTER ME PEDIU, ENCONTREI ALGUMAS PISTAS

Pesquisando o item «17 sentidos» não aparece na Net. Só aparece «os 12 sentidos», um site brasileiro (legião da fraternidade) bastante interessante que lhe envio a seguir e um site meu onde falo, com base em Étienne Guillé, daquilo a que chamei o sentido das prioridades.
A minha opinião, para já e até ver, é que os 17 sentidos são os 12 da totalidade (conhecidos e desconhecidos) a que se volta a juntar os cinco que já conhecemos e que dizem respeito ao corpo físico.
Ou seja, são doze e com doze nos devemos contentar. O que já não é nada mau. Não sei se isto afecta a sua teoria sobre o significado teosófico do número 17.
Ao que suponho tudo isto foi adiantado pela Antroposofia de Rudolfo Steiner, de que o Étienne retira alguns dados. Mas o Rudolfo Steiner sem ofensa também é um complicadinho que pouco explica e que não me agrada nada cultivar.

AS 9 ALMAS
http://catbox.info/big-bang/jornaldogato/almas-1.htm

O SENTIDO DAS PRIORIDADES
http://catbox.info/big-bang/jornaldogato/almas-1.htm

OS 12 SENTIDOS
http://www.legiaodafraternidade.org.br/doze_Sentidos.htm
 +
sentidos-2-ac-ws
domingo, 22 de outubro de 2006

walter: obrigado por todas as informações que me deu. Estou a pesquisar o que me pediu dos 17 sentidos e envio-lhe hoje algumas pistas: porque, em gnose vibratória e em coisas dos sábios hierofantes egípcios, nunca há respostas lineares. Se não lhe interessar o que hoje lhe envio sobre estados vibratórios de consciência, pode deitar na reciclagem ou arquivar. Vantagens deste meio diabólico de comunicação que é o computador.


Pesquisando hoje no google um item muito concreto - próximo do que me pediu - estados vibratórios de consciência - dei com um conjunto de referências que, afinal, são textos meus que meti na internet...


Logo que você esteja mais disponível, podemos avistar-nos para falar de Numerologia, um tema que também me interessa bastante e bem mais acessível do que as complicações da Kabballah, agora na moda por causa dos romances e códigos ora de Vinci ora de Deus.
Mas lá iremos.
Afonso
+
sentidos-4-ac-ws

Walter:

Um pouco do que eu penso da Lemúria ou Continente Mu, já está on line e vai a seguir, caso esteja interessado:

LEMÚRIA OU CONTINENTE M U
http://catbox.info/big-bang/jornaldogato/jc-1.htm♥♫

Etiquetas: